Histórico


Em 2009, a pedido do então Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, a professora e jornalista Fernanda Luiza Duarte, que assina seus trabalhos jornalísticos como Fernanda Élle, afastou-se do cargo de professora de Educação Básica I para execer cargo em caráter de execução de projeto de apoio às atividades da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Jahu. Nascia, assim, a Assessoria Pedagógica e de Comunicação, função na qual recursos e ações comunicacionais são usadas para dar suporte às ações e projetos pedagógicos da pasta.
A iniciativa inicialmente se deu em torno do gerenciamento dos fluxos de informação da SME-Jahu, de um lado tentando suprir as necessidades de divulgação de ações e de comunicados de interesse público com a imprensa e veículos de comunicação social em geral, e de outro, atendendo ao público interno, formado por professores e funcionários.
Nesse sentido, veio a criação do projeto Educajaú, com a elaboração de boletim impresso que versava sobre o trabalho desenvolvido pelos professores da Rede Municipal de Ensino, num espaço de troca coletiva, com tiragem mensal de dois mil exemplares distribuída aos professores e funcionários. Na publicação, que teve cinco edições (de maio a outubro de 2009) e foi suspensa para coibir pecuinha de interesses políticos, também constavam informes de ações da SME-Jahu de interesse público, como abertura de cursos, informações sobre benefícios, bem como fotos de registros de eventos com os professores.
Concomitantemente foi desenvolvido o projeto Blog Educajaú, com o objetivo de criar um canal de comunicação alternativo, ágil e gratuito entre a SME, as escolas e a comunidade, servindo para a divulgação dos projetos e ações institucionais como das escolas e professores.
Em 2009, os posts do blog estavam mais ligados à cobertura de ações da SME ou de eventos escolares feitas pela assessoria. Em 2010, tendo à frente da Secretaria Municipal de Educação o professor e diretor de escola Orivaldo Candarolla, com a legitimação do Educajaú como espaço de registro, divulgação e troca de ideias, os posts passaram a ser majoritariamente feitos a partir de material enviado pelas escolas e professores.
Já em 2011, o blog incorporou a tarefa de divulgar as oportunidades das reuniões de atribuição de aulas e começou a publicar dicas relativas ao universo educacional, fato este que foi muito bem recebido pela audiência e implicou na adoção de publicações de interesse público sobre a educação brasileira em 2012, sem descaracterizar, no entanto, a proposta inicial, que é a de focar nos acontecimentos da Rede Municipal de Ensino.

0 comentários: